Sofrimento psíquico na atualidade: perspectivas marxistas
- Descrição
- Currículo
A humanidade vive uma grave crise de saúde mental, impulsionada pela precarização do mundo do trabalho, as consequências da pandemia de Covid-19 e os efeitos da emergência climática. Na raiz de todos estes problemas está o sistema capitalista, que estrutura a sociedade. Buscando refletir sobre esta realidade e transformá-la, a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco lança seu mais novo curso gratuito: “Sofrimento psíquico na atualidade – Perspectivas marxistas”.
Articulando profissionais da saúde mental comprometidos com a transformação radical da sociedade, lideranças políticas, movimentos populares e intelectuais militantes, o curso se divide em cinco aulas. Começando no dia 31 de julho, as aulas serão transmitidas ao vivo, sempre às 19h, pelo canal da FLCMF no Youtube e também em nossa Plataforma de Formação Política – onde é possível se inscrever, assistir às aulas e emitir um certificado de conclusão do curso ao final.
A lista completa de painelistas do curso será divulgada nos próximos dias, mas já temos a confirmação de nomes como Christian Dunker, Luana Alves, Douglas Barros, Sâmia Bomfim, Marcio Farias, Roberto Robaina, Vladimir Safatle, Gabriel Tupinambá, entre outros!
&Confira a programação das aulas (a ser atualizada, com a inclusão dos painelistas):*
AULA 1
31/07, às 19h
Impactos da colonização e da violência do estado
AULA 2
07/08, às 19h
Luta antimanicomial e comunidades terapêuticas
AULA 3
12/08, às 19h
Sofrimento e trabalho
AULA 4
28/08, às 19h
Patologização da vida
AULA 5
11/09, às 19h
Ensino e prática psi