O curso “Enfrentar as plataformas digitais: capitalismo, digitalização e caminhos para uma internet legal” é uma realização da campanha Internet Legal, em parceria com a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco. As aulas estarão todas disponíveis a partir do dia 17 de outubro – Dia Nacional de Luta pela Democratização da Comunicação – e ocorrem de forma 100% online e gratuita, podendo ser assistidas de maneira assíncrona. Ao concluírem o curso, participantes terão acesso a um certificado de 10 horas.
O curso está dividido em quatro módulos temáticos, os quais abordam criticamente a estrutura e os impactos das plataformas digitais na sociedade contemporânea, reunindo vozes da academia crítica e da sociedade civil.
O primeiro módulo aborda o contexto das transformações capitalistas que levaram à configuração das plataformas digitais. Da não neutralidade tecnológica à geopolítica, apresenta um panorama atual da luta em torno do setor. No segundo, é detalhada a caracterização do modelo de funcionamento das plataformas, associando-o a questões como vigilância, desinformação, discurso de ódio, reforço de opressões e ampliação de impactos ambientais.
A partir desse contexto, os dois módulos seguintes discutem saídas possíveis para reverter o quadro de concentração econômica e de poder em torno das plataformas, bem como seus diversos impactos sociais, como o reforço do racismo e da misoginia. No módulo 3, o tema é a regulação democrática das plataformas, em que modelos adotados por diferentes países são apresentados. O caso do Brasil é destacado para se compreender as lutas e os entraves estruturais e conjunturais que o país enfrenta na luta contra as chamadas big tech. Indo além delas, o módulo 4 dedica-se à reflexão sobre os caminhos para se conquistar a soberania digital, ancorada em um projeto de transformação social, autônomo e baseado na liberdade do conhecimento. Além das videoaulas, o curso contará com espaços síncronos.
Mais que um espaço para troca de informações, o curso pretende ampliar a mobilização em torno da luta pelo direito à comunicação, tendo em vista o momento histórico que evidencia como a construção de outra sociedade é indissociável de mudanças nas comunicações. Trata-se, portanto, de um convite à reflexão e à ação.
Participe!
CURRÍCULO DO CURSO
MÓDULO 1: Transformações no capitalismo e impactos nas comunicações: da radiodifusão à plataformização
O módulo fará um histórico da evolução da radiodifusão no século XX a partir da caracterização da consolidação da indústria cultural e sua relação com o capitalismo monopolista. Em seguida, tratará da formação dos sistemas nacionais de telecomunicações até a sua onda de privatizações diante das novas demandas de desenvolvimento do sistema a partir dos anos 1980 e 1990, no processo de reestruturação do capitalismo. A segunda aula trata do desenvolvimento da Internet como parte desse processo de reestruturação e de mudanças mais recentes, que envolvem concentração de capital e intensificação da disputa geopolítica.
Professores: